Pular para o conteúdo principal

Quem é mais louco?

Outro dia estava na rua e deparei-me com um morador de rua, era um rapaz perambulando e falando sozinho.
A primeira coisa que passou pela minha cabeça: Coitado, parece louco.
No mesmo instante algo passou pela minha mente: Mas quem é mais louco? O morador de rua que fala sozinho ou aquela pessoa que trabalha mais de 12 horas diárias, não convive com as pessoas e depois gasta todo o seu dinheiro com médicos e remédios?
Quem é mais insano?
Quem é mais cego?
Quem está mais anestesiado?
O trabalho anestesia tanto quanto os entorpecentes, tudo isso é uma DROGA. Já falei sobre as drogas em um post anterior "O que lhe alimenta?".
A grande maioria leva a vida como uma luta e não precisa ser assim, ou desta forma. Tudo pode mudar se você mudar a sua visão de ver e fazer.
Cada um escolhe o caminho a ser percorrido, às vezes podemos achar que um morador de rua seja louco, ninguém sabe os motivos que o levou a isso. Buda em sua busca largou toda a riqueza material e foi perambular. Não digo isso querendo justificar ou até incentivar, apenas para dizer que é fácil julgar pela aparência das pessoas ou situações.
Vivemos em um mundo de "maya" (ilusão) e todos nós, sem exceção, queremos acreditar nesta ilusão. Por isso julgar não é necessário e sim questionar sobre o que estamos fazendo, quem somos nós e para que viemos?
Quem é mais louco?

Boas reflexões...
Namastê

Comentários

Thiago disse…
Rita,
Não encontrei um endereço de e-mail para lhe contatar de forma privada, portanto utilizo esse espaço para lhe agradecer pelo COMPÊNDIO de sabedoria e bem-estar que é o seu blog. Seus textos são como lanternas em meio à escuridão de um mundo conturbado. Identifiquei-me muito com suas propostas e comportamentos. Creio ser a simplicidade, a paciência, a compreensão e o amor as chaves para uma vida mais feliz. Parabéns! Mantenha o blog!
lvicaria disse…
Olá Rita, sou jornalista da revista Época e estou preparando uma reportagem sobre vida simples. Gostaria, se possível, de conversar com você por telefone para te explicar a minha pauta.
Obrigada, Luciana
lvicaria@edglobo.com.br

Flavio Souza disse…
Lendo seu texto, vi esse e lembrei de você.
===
AI MEU DOIDO DEUS!
O absoluto, o Inquestionável, o Simples, o Certo, o Indivisível, o que é — são o que É acerca de Jesus.
Jesus não cabe em nada.
E não nos deu alternativas além de duas:
Se entrarmos pela Porta Estreita Ele é Deus.
Se entrarmos pela Porta Larga Ele é um “ele” apenas; e deveria ser visto como Louco por todos nós; pois, não sendo assim, nós nos tornamos loucos não o considerando como tal, enquanto brincamos com Ele como se fosse Deus.
Ora, esta é a loucura da religião sem amor a Deus, e que se alimenta de si mesma como mágica espiritual.
Entretanto, o que Ele é e diz é Verdade!
Sim! O Doido é Deus!
Contra todas as perspectivas epistemológicas, filosóficas e cientificas; e todas elas emanadas do homem que julga Deus a partir de si mesmo, existe Verdade Absoluta; e esta não é aplicável ao andar do homem como Regra Absoluta Exterior num mundo caído em total relatividade; mas é totalmente experienciável por qualquer homem [mesmo neste mundo caído] como andar no amor de Deus; e isto em razão de que o Absoluto não cabe no exterior e nem tampouco na cabeça, mas se faz o É no interior; e isto enquanto se anda no chão das relatividades exteriores.
O Jesus Louco não pode ser internado porque tem o dom de curar e seu surto é manso e humilde de coração, portanto, é inofensivo aos negócios e útil para manter as massas ingênuas sob o anestésico da devoção.
Sim! Esse “Jesus” é o Dormonid dos fiéis à sua própria loucura e medo, e que nos braços do Louco da Paz descansam de suas agonias — só o Louco para acalmar os surtados menores.
Mas esse Doido não é Deus. Esse Louco é apenas útil. Afinal, quem na terra foi mais cheio de bondade e amor pelos coitados do que o Doido?
Entretanto, o Doido só faz bem quando é Deus. Por isso, o Louco é o Patrono do Cristianismo sem Deus. Daí tantas doenças em tal Casa!
Toda-via, quando o Louco se torna Louvado pelos sentidos da fé, então de Doido vai a Deus, e tudo o mais se torna Sabedoria de Deus Nele; e, além disso, pela prática da fé confiante em Seu amor, se experimenta todas as certezas — tais como: pedir e receber; bater e ver abrir; olhar com fé e ver acontecer; descansar e assistir a solução; amar e vencer; perdoar e harmonizar todos os anjos em seu favor; fazer-se criança e ver a face do Pai que está nos céus; perdoar até o impensável e ficar cada vez mais forte; discernir a fraqueza e se tornar elevado na Graça; ser honesto com a Queda e provar o espírito vivificante; crer que a Palavra criou o Universo e ver que o mesmo milagre cria mundos hoje.
Assim, decida:
Exista para o Doido Bonzinho e torne-se um doido mauzinho.
Viva para o Deus que É e torne-se um homem que cresce para além de Adão, e entra no poder Daquele que é Verdade vivificante.
Nele, em Quem todo aquele que crê não teme nunca mais,
Caio - 30/08/07 – Manaus – AM
www.caiofabio.net
www.vemevetv.com.br
Anônimo disse…
Já fiz estea mesma indagação, isto é, se é racional construirmos um lar confortável e aprazível se lá ficamos pouquíssimas horas. Em muitos casos é só um lugar pra dormir e toamr o café da manhâ (estilo pousada).
Passamos a maior parte do tempo em um lugar com pesoas que não conhecemos, realizando tarefas chatas e repetitivas e não podendo ser nós mesmos. Isto é racional ? Por isso decidi priorizar minha casa, minha família e meu bem-estar. Acredito já ter atingido um patamar financeiro e material satisfatório que me permite pensar em outras coisas.

Postagens mais visitadas deste blog

Urgência Emocional

Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir "EU TE AMO". Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: Somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: Paixão, Romance, Sexo, Adrenalina, Palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: "Paciência". Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É preciso degustar cada pedacinho do Amor, no que ele tem de amargo e de saboroso, no que ele tem de duro e de macio. Os nervos do Amor, as gorduras do Amor, as proteínas do amor, as propriedades todas que ele tem. É uma refeição que pode durar uma vida. Mas, não. Temos urgência. Queremos a resposta do e-

Espontaneidade

Normalmente ser espontâneo é ser aquilo que é sem se importar com o que os outros irão pensar ou falar sobre você. Agir de prontidão de forma tão espontânea que nem você acredita que fez aquilo. Fazer o que vier na mente, fazer o que vier na telha... e por aí vai... É tudo isso e muito mais. Essa espontaneidade pode ser um novo jeito de ver a vida, isso não quer dizer que fará somente o que quer na hora que quiser, mas também ser isso tudo com equilíbrio. Como assim? Em vez de engolir os sapos, deixar passar fazendo com que nem se tome conhecimento que aquilo podia ser um sapo, não pegar para si, não aceitar as ofensas. Não tomar para si problemas que não são seus, deixar passar... Por exemplo, se alguém lhe ferir, você não precisa revidar (nem sempre isso quer dizer que você é espontâneo e sim reativo), mas não permitir que isso te machuque, ser espontâneo em seu jogo de cintura. Outro exemplo, se alguém lhe perguntar quanto você ganha, seja espontâneo dizendo: por que você qu

O tempo passou e eu nem percebi

 Desde a última publicação... 2014... Meu Deus se passaram 8 anos e eu nem percebi? Quem eu era em 2014? Tanta coisa aconteceu, eu nem havia chegado na casa dos 40, faziam 7 anos que eu havia mudado de caminho... será que o que eu almejava eu conquistei? Sinceramente não saberia dizer... Há 8 anos eu não tinha o sabor amargo da perda de um pai, nunca havia tido a experiência de ter pessoas próximas com essa doença chamada Câncer, desconhecia essa passagem. Nem sonhava em ser Messiânica, na época pensava em ter filhos... Quanta coisa mudou. Parece que foi tudo ontem, a Pandemia nos tirou dois anos de tudo. Hoje atendi um consulente que faziam 4 anos que não nos víamos, sério parece que foi ontem. Para onde foram esses anos que eu não sei? Esse distanciamento nos tirou muitas pessoas de nossas vidas, pessoas que não pudemos ver e que agora só veremos em nossos pensamentos. E as pessoas que gostaríamos de ver que estão por aí, mas... sabe como é, pandemia... O tempo que dizem ser tão rela