Pular para o conteúdo principal

Ler ou julgar uma pessoa?

A maioria das pessoas julgam um ser humano, assim que o conhece, antes de conhecê-lo, depois... enfim, qualquer ação que esse indivíduo faça que não agrade a um grupo ou a qualquer outro ser, já será julgado.

Em algum momento as pessoas param para ler uma pessoa?

Como assim?

Em vez de julgar seus atos, que tal se colocar no lugar dele, que tal tentar entender os motivos deste ser agir de tal forma, que tal simplesmente deixar o tempo passar e fluir para que você o conheça melhor?

Quem sabe, sua opinião pode mudar. Essa história dos "santos não baterem" acontece, mas será que não bate mesmo ou é você que se fechou para tal? Será que não veio um pré-julgamento e disso se formou uma opinião?

As opiniões provem de algo que você lê ou julga? Como julgar um conhecimento? Sei que pela leitura adquiri-se conhecimento, mas adquiri julgamento?

Um terapeuta nunca julga seu paciente, por mais absurdos que o paciente diga ou faça, pois todos estão em seu direito de ser, entretanto o terapeuta lê este ser, para entender o que aflige a mente e a vida do paciente.

Se todos aprenderem a ler as pessoas em vez de julgá-las o mundo seria muito mais interessante e solidário, o mundo seria mais verdadeiro, pois à partir de uma leitura bem feita opiniões e atitudes mudam e podem ter certeza que sempre será para o melhor. Mesmo que esta leitura os leve a se afastar deste ser ;)

Você julga ou lê um livro?

Boas reflexões

Namastê

Comentários

Adorei o texto, e procuro sempre exercitar o ato de ler as pessoas, tentar entende-las, e na medida do possível me por no lugar delas.
Acredito mesmo que esse é o caminho para uma vida melhor e para melhorar o relacionamento entre as pessoas.
Quando fazemos isso passamos a ver a vida por uma outra perspectiva.
Ninguém gosta de ser discriminado nem rotulado como um produto.
Vamos refletir sobre esse texto, vale a pena.
Xeiro!
Olá!
Adorei o texto, porque ele diz algo que as vezes fazemos sem nem mesmo perceber, fazemos um pré-julgamento, sem ter lido para poder entender. Também acredito que quando passarmos a ler mais e julgar menos, seremos ao menos, mais justos!

Postagens mais visitadas deste blog

Urgência Emocional

Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir "EU TE AMO". Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: Somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: Paixão, Romance, Sexo, Adrenalina, Palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: "Paciência". Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É preciso degustar cada pedacinho do Amor, no que ele tem de amargo e de saboroso, no que ele tem de duro e de macio. Os nervos do Amor, as gorduras do Amor, as proteínas do amor, as propriedades todas que ele tem. É uma refeição que pode durar uma vida. Mas, não. Temos urgência. Queremos a resposta do e-

Espontaneidade

Normalmente ser espontâneo é ser aquilo que é sem se importar com o que os outros irão pensar ou falar sobre você. Agir de prontidão de forma tão espontânea que nem você acredita que fez aquilo. Fazer o que vier na mente, fazer o que vier na telha... e por aí vai... É tudo isso e muito mais. Essa espontaneidade pode ser um novo jeito de ver a vida, isso não quer dizer que fará somente o que quer na hora que quiser, mas também ser isso tudo com equilíbrio. Como assim? Em vez de engolir os sapos, deixar passar fazendo com que nem se tome conhecimento que aquilo podia ser um sapo, não pegar para si, não aceitar as ofensas. Não tomar para si problemas que não são seus, deixar passar... Por exemplo, se alguém lhe ferir, você não precisa revidar (nem sempre isso quer dizer que você é espontâneo e sim reativo), mas não permitir que isso te machuque, ser espontâneo em seu jogo de cintura. Outro exemplo, se alguém lhe perguntar quanto você ganha, seja espontâneo dizendo: por que você qu

O tempo passou e eu nem percebi

 Desde a última publicação... 2014... Meu Deus se passaram 8 anos e eu nem percebi? Quem eu era em 2014? Tanta coisa aconteceu, eu nem havia chegado na casa dos 40, faziam 7 anos que eu havia mudado de caminho... será que o que eu almejava eu conquistei? Sinceramente não saberia dizer... Há 8 anos eu não tinha o sabor amargo da perda de um pai, nunca havia tido a experiência de ter pessoas próximas com essa doença chamada Câncer, desconhecia essa passagem. Nem sonhava em ser Messiânica, na época pensava em ter filhos... Quanta coisa mudou. Parece que foi tudo ontem, a Pandemia nos tirou dois anos de tudo. Hoje atendi um consulente que faziam 4 anos que não nos víamos, sério parece que foi ontem. Para onde foram esses anos que eu não sei? Esse distanciamento nos tirou muitas pessoas de nossas vidas, pessoas que não pudemos ver e que agora só veremos em nossos pensamentos. E as pessoas que gostaríamos de ver que estão por aí, mas... sabe como é, pandemia... O tempo que dizem ser tão rela