sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Zanshin

A palavra "Zanshin" é muito utilizada em artes marciais e alguns de seus significados são: prontidão, estar alerta e ao mesmo tempo relaxado e também estar presente sem estar tenso. Parece complicado, complicado não o é, é simples, mas está longe de ser fácil.

Hoje em dia estar "presente" é uma tarefa não muito fácil, em virtude da correria e desta ansiedade tamanha que envolve toda a atmosfera em que vivemos. O dilema atual é entregar agora o que era para ontem e assim por diante. Desta forma diria que é praticamente impossível vivenciar esta experiência de prontidão.

Os monges budistas praticam diariamente este estado de prontidão. Percebem como eles são calmos? Onde existe serenidade, existe "zanshin".

Darei um exemplo que talvez possa explicar um pouco do que é o "zanshin". Qualquer um de nós já esteve presente em algum exame, certo? Contarei a história de uma pessoa que era examinando de troca de faixa da arte marcial chamada "Aikido". No "Aikido" é preciso ter um parceiro(a) para "cair" para você, pois não se pratica esta arte sozinho, assim dizia "O-Sensei". A pessoa que executa a técnica (o examinando) chama-se "naguê" e o que cai "ukê".

Voltando a nossa história, esta pessoa não tinha um "ukê" desde quando iniciou seu treinamento, nos últimos momentos encontrou aquela que seria o "ukê" perfeito, total sintonia, conexão, flexibilidade, solidariedade... enfim, tudo o que um "naguê" pede para ele mesmo. O pré-exame foi realizado na academia onde treina e foi o melhor pré-exame feito em toda a sua vida, feito com precisão, concentração e foco. Dito isto, todos dormiram felizes para o dia seguinte. Dia do exame, seu "ukê" impossibilitado de cair, e agora? Com duas outras opções o "naguê" partiu para a escolha, era muito para ele decidir algo, deixou para o destino. Assim prosseguiu o exame, envolto de emoções, precisão, foco e controle. Tudo correu muito bem. Este "naguê" que antes pensava estar preparado para uma coisa, viu-se que estava preparado para qualquer coisa, isso é "Zanshin".

Treinar para o que é certo é fácil, treinar para o que vier é "zanshin", é estar preparado para qualquer coisa, é estar presente para qualquer acontecimento, encontrar as saídas e as soluções para os problemas. É estar atento, sem estar tenso. Deixar fluir, para assim conseguir perceber.

"Zanshin" - estado de prontidão para o que vier, sem estar tenso. É o que desejo a vocês hoje e sempre.

Boas reflexões.

Nenhum comentário: