
É um filme forte, violento e dedo na ferida mesmo. Em época de eleição - ato de coragem. Mas não estou aqui para falar do filme. Algumas cenas chocam, mas o que mais me chocou foi a manifestação do público.
Explico-lhes: não assisti o Tropa de Elite 1 - por isso em alguns momentos pensei que estava no filme errado, pois em cenas violentas de tortura o público ria, aplaudia, pedia mais. Cenas que me davam vontade de chorar e pessoas tendo manifestações contrárias. Sinceramente não entendi.
Mas acho que posso entender o que possa estar acontecendo. Esse mundo anda tão opressor com o ser humano que quando - mesmo que na ficção - se mostra pessoas do "mal" sendo torturadas violentamente, o lance é achar isso legal. É como se fosse o ópio do povo, não é muito diferente das arenas antigas onde gladiadores precisavam se defender dos leões, caso contrário viravam comida dos mesmos e no final o povo aplaudia. Alguém riu no filme Gladiador quando o mesmo estava na arena? Será que o ser humano evoluiu? Será que o ser humano evolui?
Não se faz justiça usando as mesmas armas da violência, é pagar na mesma moeda. Isso não faz ser melhor, pelo contrário, se é rebaixado - na minha opinião. A melhor forma de devolver um ataque ofensivo é ser gentil, pois como dizia o profeta gentileza "- gentileza gera gentileza".
Se forem assistir ao filme, estejam preparados para o que vão assistir dentro e fora da tela.
Boas reflexões.
Namastê
Comentários
Beijos,
Bela - A Divorciada