domingo, 15 de novembro de 2009

Inteligência vs Sabedoria

Todo inteligente é sábio?

Se eu dissesse que não vocês iriam achar estranho?

Pois bem, vamos ao desenrolar da idéia. Você conhece um médico inteligentíssimo, com especializações pelo mundo afora, PHD em algum assunto cabeludo, ótimo profissional, atende pacas, ótimos diagnósticos, bons conselhos... mas FUMA!

Sabe aquele tipo, faça o que eu falo mas não faça o que eu faço? Pois é, o cara é inteligente, mas não é sábio, pois sabe que faz mal e mesmo assim continua a fazer aquilo que o envenena. Deixe-me esclarecer, esse texto não é contra os fumantes. É só para ilustrar a diferença entre sabedoria e inteligência.

Não fui feliz? Ok, continuemos... Uma nutricionista renomada, mas come gordura trans, doce pacas e é gorda. É inteligente mas não é sábia.

Sabedoria no dicionário é: sf (sabedor+ia1) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida: A sabedoria dos anciões. 10 Teol Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas.

Para mim de nada vale ser somente inteligente se não tivermos um pouquinho de sabedoria, o que mais achei interessante foi o discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida... é os mais velhos devem sempre ser respeitados, pois a única vantagem que eles têm é que chegarem antes de nós, e muitas vezes não damos o devido respeito.

Saber o caminho é uma coisa, percorrer o caminho é outra coisa bem diferente.

Boas reflexões ;)

2 comentários:

Sissi disse...

Concordo com você, as pessoas acabam dando tanto valor a inteligência e esquecem que ser sábio é melhor do ser inteligente.
Estamos neste mundo para aprender, mas aprender aquilo que realmente importa. A viver bem consigo e com os outros.

junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.