sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Estar acordado ou estar consciente?

Nem sempre estar acordado é estar consciente.

Um bom exemplo disso, imagine você em uma sala de aula. Você está lá, acordado, pois seus olhos estão abertos, está respirando, sua fisilogia toda em ordem, mas você está consciente? Ou seja, está prestando atenção na aula de fato, ou está pensando no fim de semana que passou, ou até mesmo no que vai fazer assim que acabar a aula?

Estar consciente é estar presente no AQUI e no AGORA e muitos de nós infelizmente não sabem viver o presente. Se aborrecem com o passado, nem sabem o que significa o presente e preocupam-se demais com o futuro. Digamos que são pessoas que estão em coma, em coma da vida. Forte? Bom, o significado de coma é "Ausência de consciência", onde suas funções continuam normalmente mas sua consciência está nula, parada.

Para estarmos conectados no presente, é necessário certas práticas como a meditação por exemplo, que nos ajuda a centrar e para isso é necessário não pensar em nada, esvaziar para que possamos limpar nossa mente de tanto lixo que adquirimos ao longo de nossos dias. Isso é bem diferente de estar em coma de si mesmo e da vida. Pois, a ausência de consciência é não saber para onde ir e nem saber o que está acontecendo neste exato momento, parar para refletir é algo totalmente diferente.

O poder do aqui e agora e estar consciente é algo a se praticar, o olhar para a sua vida e VIVER é uma ARTE. A arte requer prática, esforço e dedicação, nada mais que simplesmente viver a vida consciente de seus atos e fatos. Parece fácil? Infelizmente é difícil, pois nós seres humanos temos a tendência de complicar e encontrar problema em tudo, ser simples é muito difícil, mas é simples. Digamos que ser simples também é uma ARTE.

Espero que todos que estejam lendo esse texto neste momento estejam conscientes e saiam desse coma induzido por vocês mesmos.

ACORDEM! Mas acordem de verdade ;)

Namastê

2 comentários:

Débora Rubin disse...

TÔ PILHADONA! rsrsrsrs

Belo texto. Estava com saudade de seus posts!!

bjks

Nanny Costa disse...

Como é difícil estar consciente das coisas no dia a dia. Parece que td conspira para nos manter num estado de letargia. Mas precisamos lutar e observar a vida como é, agindo qdo for preciso.

Um grande beijo.