quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A arte de servir

Se pararmos para pensar nisso, veremos que todos nós servimos e somos servidos, entretanto, a maioria sabe servir?

Para servir é necessário ter humildade, ter o ego baixo (ideal é ser nulo, mas somos seres humanos, então, vamos caminhar para isso), não ter a expectativa de receber algo em troca (mesmo que seja um simples obrigado), se pensarem bem é tudo aquilo que eu tenho dito ultimamente ;)

Infelizmente a maioria encara o "servir" como algo humilhante, pois muitos seres não sabem ser servidos e acabam maltratando aquele que só quer fazer um bom trabalho. Acham que aqueles que servem estão lá para tratá-los como rei. A maioria são pessoas de EGOS elevadíssimos e que não conseguem ver nada mais além que seus próprios umbigos.

Entretanto, servir está para qualquer um, até mesmo para um presidente de uma empresa. O que seria deste presidente sem os consumidores? Todo mundo depende de todo mundo e a vida seria muito mais leve e agradável se todos pudessem "servir" pelo simples prazer de servir, servir com o coração.

Os verdadeiros mestres sabem "servir", pois não possuem elevados EGOS e sabem ser humildes, sem serem piegas. São modestos e possuem a consciência que o servir faz parte de sua jornada. Chamar a atenção de seu aluno é diferente de não saber servir, pois tudo tem um jeito de ensinar. Ensinar, passar o conhecimento, é uma forma de servir. O professor pratica o "sacrifício" como uma forma de passar o conhecimento, esse sacrifício é tornar algo sagrado para um bem maior.

Em meu trabalho, sou uma "servidora", pois, estou lá para servir aquele que me procura e não é porque ele está me pagando, mas é porque eu escolhi esse caminho de servir e o faço de coração. Nós escolhemos nossos caminhos.

Se pararmo para pensar, qualquer profissão está ligada ao serviço, todos nós serviremos em algum momento e é ai que é preciso ter cuidado para não tropeçar no próprio EGO, no orgulho e nas expectativas.

Servir é uma arte, assim com a pintura, a arte marcial a arte em si. É preciso tempo para aprender a servir, às vezes uma vida toda.

Yogui Bhajan diz: "Se você não vê Deus em tudo, você não O verá no todo".

2 comentários:

Sayuri I'm freak disse...

Muita boa percepção

Sayuri I'm freak disse...

Muito boa percepção!