terça-feira, 18 de novembro de 2008

É fácil ser simples ou é simples ser fácil?

Na minha opinião nem um e nem outro, SER simples dá trabalho, pois nós seres humanos temos a capacidade de complicar tudo. É mais fácil complicar do que tentar entender, compreender, simplesmente ser. A maioria acha que TER é mais importante que SER, e muitas vezes trocam os pés pelas mãos. O caminho simples é muito mais difícil, pois para chegar até aí, é necessário comer muita areia, é necessário abrir mão de muitas coisas.

Calibrar nossa visão para o simples dá trabalho, pois não é somente mental, é sentir com o corpo, é compreender com o coração a importância das coisas. Pois, muitas vezes esperamos muito dos outros, principalmente de nossos mestres, gerando expectativas em cima de seres humanos como nós, que erram, que acertam e que vivem como um cidadão qualquer. É um pecado de nossa parte colocarmos tanta carga em cima desses seres que na verdade só chegaram antes de nós, um dia seremos mestres de alguém, seria justo os outros jogarem essa carga em cima de nós? Este é um exemplo de visão que complica, que magoa e que destrói nosso coração. A visão simples que dá trabalho, seria algo do tipo: "Quantas pessoas esse mestre tocou? O que cada ser se desenvolveu depois da passagem desse mestre? Qual o seu legado?" Essa é a visão mais correta e muito mais difícil de compreender, mas depois que a gente chega até aí, tudo se transforma, seu olhar, seus sentimentos afloram para o bem e isso muda tudo.

Sou aikidoísta e prestes a fazer o exame de faixa verde "sankyo" e o treino de hoje tocou-me, pois o treino inteiro foi em cima da série que terei que apresentar no dia do exame, fiz questão de treinar com todos os presentes (detalhe: todos mais graduados que euzinha) e cada um fez questão de ensinar-me com muita paciência e carinho. Foi um presente pra mim, deu-me muito mais ânimo e vontade de fazer este exame, esse é o legado de nosso mestre, é nisso que a gente tem que acreditar e continuar nosso caminho.

O que seus mestres já fizeram por você?

Agarre-se nisso e seja cada dia mais SIMPLES.

Namastê

Nenhum comentário: