Pular para o conteúdo principal

Urgência Emocional

Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo.
Temos pressa para ouvir "EU TE AMO". Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: Somos namorados, ficantes, casados, amantes?
Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: Paixão, Romance, Sexo, Adrenalina, Palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: "Paciência".
Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada.
É preciso degustar cada pedacinho do Amor, no que ele tem de amargo e de saboroso, no que ele tem de duro e de macio. Os nervos do Amor, as gorduras do Amor, as proteínas do amor, as propriedades todas que ele tem.
É uma refeição que pode durar uma vida.
Mas, não. Temos urgência. Queremos a resposta do e-mail ainda hoje, queremos que o telefone toque sem parar, queremos que ele se apaixone assim que souber nosso nome, queremos que ela se renda logo após o primeiro beijo, e não toleraremos recusas, e não respeitaremos dúvidas, e não abriremos espaço na agenda para esperar.
Temos todo o tempo do mundo, dizem uns; Não há tempo a perder, dizem outros: A gente fica perdido no meio deste fogo cruzado, atingidos por informações várias, vivências diversas, parece que todos sabem mais do que nós, pobres de nós, que só queremos uma coisa nessa vida, "Sermos Amados".
Podemos esperar por todo o resto: emprego, dinheiro, sucesso, mas não passaremos mais um dia sequer sozinhos. "Te adoro", dizemos sei lá pra quem... Para quem tiver ouvidos e souber responder.
"Eu também", que a gente está mais a fim de acreditar do que de selecionar."Urgência Emocional", PRONTO-SOCORRO DO AMOR... Atiramos para todos os lados e somos baleados por qualquer um.
E o coração leva um monte de pontos por causa dessa tragédia: "PRESSA".

Martha Medeiros

Eu complemento dizendo, para aqueles que usam da Paciência para saborear o AMOR, ainda escutam dos outros apressados:
- Mas ainda estão só no namoro?
- Quando é que vocês vão se casar?
Eu acredito que o relacionamento de duas pessoas, indiferente do sexo, opção sexual... enfim... é um infinito namoro, um infinito companheirismo que só as duas pessoas sabem o que devem fazer, cada um é dono de si e de seu próprio caminho!

Rita

Comentários

Unknown disse…
Olá Rita, mais um texto bacana e de um tema válido para praticamente todas as pessoas...
Para mim, pessoalmente,teve um significado especial, pode parecer meio ridículo mas a "pressa amorosa" citada por você, no meu caso, é muito mais externa do que interna, muitas vezes meus pais ou minha irmã mais velha deixam escapar que eu "nem namorada tenhO" e frases similares, dizem que eu "escolho demais"...
E o fato é que eu realmente não tenho a efusividade de muitos dos meus colegas, já ouvi boatos e casos a respeito do comportamento de colegas com quem convivo diariamente mas que se transformam em baladas, sob efeito de álcool com energéticos como se estar alterado abrisse portas ara algo tão complexo como o amor.
Essa é a razão pela qual eu não sou um grande frequentador das festas da minha faculdade, ou de outras faculdades, e também um motivo pelo qual muitas vezes eu fico desiludido diante das pressões externas ao ver minha "inércia", até que eu caia novamente em mim e perceba que quem se engana nessa situação não sou eu, mas quem pensa que amor é como miojo. É nessas horas que eu gosto de separar alguns minutos para preparar e apreciar um bom chá verde e me centrar... embora deva dizer que estou longe de estar imune às pressões que me rodeiam. E fica aqui meu voto de que você aproveite esse seu "eterno namoro" eternamente, como o próprio adjetivo diz. Abraço Rita, até o próximo treino \o.
Talyta Berto disse…
Marta, Parabéns pelo texto!!
Que Texto necessário e perfeito!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Todos os aplausos.
John Doe disse…
O texto caiu na prova do enem de hoje! Parabéns!
Anônimo disse…
Não existe opção sexual
William Ferreira disse…
Eu vim aqui por ler o texto na primeira questão de português do Enem hoje. Que texto! 👏🏻 Obrigado.
Hayanna disse…
Que texto perfeito!
E caiu na prova do Enem hoje.
Unknown disse…
Sou mais uma que leu e fez questão de ver a origem, depois de se deparar no Enem. Questão do ano, parabéns. Todos queremos um eu te amo, e não conhecemos a paciência.
Anônimo disse…
Enem 2022 trazendo boas referências - um post de outro post me trouxe aqui.
Anônimo disse…
Bora dar uma acalmada sobre as palavras "opção sexual",notem que o texto era de 2008 as conversas e debates sobre sexualidade não tinham visibilidade, é recente, porem a internet não era essa loucura de informações e de discussões de quem sabe mais. Então, bora compreender as coisas e não apenas sentenciar.
Tamires S disse…
Que texto maravilhoso ! Vim pela questão do ENEM 2022 .
Cristh disse…
Vim conferir a origem do texto maravilhoso que caiu no Enem. Parabéns!
Beatriz disse…
Um texto que me emociona...

Postagens mais visitadas deste blog

Espontaneidade

Normalmente ser espontâneo é ser aquilo que é sem se importar com o que os outros irão pensar ou falar sobre você. Agir de prontidão de forma tão espontânea que nem você acredita que fez aquilo. Fazer o que vier na mente, fazer o que vier na telha... e por aí vai... É tudo isso e muito mais. Essa espontaneidade pode ser um novo jeito de ver a vida, isso não quer dizer que fará somente o que quer na hora que quiser, mas também ser isso tudo com equilíbrio. Como assim? Em vez de engolir os sapos, deixar passar fazendo com que nem se tome conhecimento que aquilo podia ser um sapo, não pegar para si, não aceitar as ofensas. Não tomar para si problemas que não são seus, deixar passar... Por exemplo, se alguém lhe ferir, você não precisa revidar (nem sempre isso quer dizer que você é espontâneo e sim reativo), mas não permitir que isso te machuque, ser espontâneo em seu jogo de cintura. Outro exemplo, se alguém lhe perguntar quanto você ganha, seja espontâneo dizendo: por que você qu

O último capítulo da novela

Vocês já repararam como é o último capítulo de qualquer novela? Mulheres grávidas, pessoas felizes, tudo dá certo, todo mundo se arranja, até aquele que ficou sozinho a novela toda, no final encontra a sua metade da laranja, vilões são presos ou morrem (com exceção da novela Vale Tudo, onde o vilão se dá bem)... é como se um mundo a parte se abrisse e tudo tem conserto. Chega a ser irritante, de tanta felicidade. Enfim, por incrível que pareça, tem pessoas que vivem neste mundo real com a mente nas histórias de conto de fadas. Sonhar é bom e maravilhoso, alimenta o ser humano, mas é preciso sonhar com os pés no chão, para não tropeçar na realidade. Fim de novela é bom, é para fechar uma história de mentira que começou, teve um meio e chegou ao fim, mas semana que vem começa outra história e outro fim chegará, com o seu desfecho surpreendente de sempre. A vida real tem suas histórias, tem seus meios e só chega ao fim quando tem que chegar, até lá, queridos, vamos arregaçar as mangas, po